BLOG

Tecnologia de Identificação Veicular

Auxilio na Segurança em Diversos Ambientes


A evolução das tecnologias em segurança é impulsionada por uma combinação de fatores que refletem as necessidades e os desafios enfrentados pelas forças de proteção pública e privada.
No trânsito, por exemplo, o sistema de leitura de placas, ou reconhecimento automático de placas (ANPR, do inglês Automatic Number Plate Recognition), teve suas origens na década de 1970, e sua função era auxiliar na aplicação de leis de trânsito e na identificação de veículos relacionados a atividades criminosas.

Hoje, a leitura de placas é uma tecnologia amplamente utilizada em todo o mundo, aplicada na segurança pública e investigação criminal, por exemplo. A velocidade na identificação dos caracteres contribui significativamente para a eficiência operacional de agências de proteção, na prevenção de atividades criminosas e no controle de acesso em condomínios residenciais e comerciais.
A cidade de Morro do Chapéu (BA) obteve sucesso significativo na resolução de crimes após implementar 84 câmeras de monitoramento. O sistema adotado pela Prefeitura em setembro do ano passado já auxiliou na investigação de mais de 30 casos, entre furtos de pertences, danos ao patrimônio público e veículos roubados.

Assim como as câmeras estrategicamente posicionadas no exemplo anterior, as soluções em tecnologia e segurança da DELPHOS oferecem uma abordagem eficaz para a proteção em condomínios. Equipadas com a mais recente tecnologia de reconhecimento de placas veiculares, essas câmeras podem ser instaladas em pontos críticos, proporcionando uma cobertura completa. Ao contrário das câmeras tradicionais, as que possuem tecnologia LPR (do inglês “License Plate Recognition”, Reconhecimento de Placas de Veículos) têm a capacidade de identificar e registrar automaticamente as placas dos veículos que entram e saem do condomínio, oferecendo uma contribuição significativa para a segurança local.
A tecnologia da DELPHOS vai além da identificação de placas e oferece recursos avançados, como a integração com sistemas de controle de acesso e alertas automatizados. Desta forma, a segurança em condomínios não é apenas reativa, mas proativa, antecipando potenciais ameaças e reforçando a tranquilidade dos moradores.

Juliana Araújo, prefeita de Morro do Chapéu, ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura e a polícia. De maneira semelhante, a colaboração entre moradores, administradores de condomínios e a DELPHOS pode criar um ambiente mais seguro e resistente contra a criminalidade. A tecnologia da empresa se torna assim não apenas uma ferramenta de segurança, mas uma aliada estratégica na construção de comunidades mais protegidas.

Matéria originalmente publicada em G1.com 


As soluções em tecnologia oferecem uma abordagem eficaz para a proteção e segurança das pessoas — Foto: DELPHOS/Divulgação
© DELPHOS | Todos os direitos reservados. Design: Affare.Brasil