Blog

Boas práticas de Facilities resultam em diferencial para as empresas

A adoção de uma metodologia de trabalho de forma que garanta a qualidade e segurança dos serviços prestados aos clientes e colaboradores é essencial.


A Gestão de Facilities (Facilities Management), quando conduzida de forma planejada e estratégica, torna-se um importante diferencial para a empresa.

Mas como funciona na prática?

Basicamente, a Gestão de Facilities se responsabiliza pelos serviços que garantem o bom funcionamento do negócio, como limpeza e conservação, portaria, zeladoria, recepção e jardinagem, entre outras.

Para tudo correr bem, as boas práticas são essenciais. Munique Moreira, Gestora de Facilities Services da DELPHOS – empresa que fornece serviços de Segurança, Tecnologia e Facilities – explica que as Boas Práticas em Facilities Services exigem a adoção de uma metodologia de trabalho de forma que garanta a qualidade e segurança dos serviços prestados aos clientes e colaboradores.

“A empresa que busca terceirizar os serviços precisa ter a garantia e segurança dos serviços contratados, e essa garantia somente será possível com a implementação das Boas Práticas de Facilities Services”, afirma.

Terceirização é a tendência

A terceirização de serviços permite que os gestores das empresas tenham foco total no core business, tendo mais tempo para tocar os assuntos estratégicos do negócio. Afinal, o gestor não vai mais precisar se preocupar com atividades que, embora necessárias, não pertencem necessariamente ao seu segmento, como, por exemplo, jardinagem, limpeza e manutenção.

No entanto, essa terceirização não deve acontecer ao acaso – se esse parceiro não for cuidadosamente escolhido, as chances de aumentar os problemas da empresa, ao invés de diminuí-los, são grandes.

Além disso, também é fundamental observar o quanto essa empresa prestadora de Facilities Services possui de experiência de mercado e se os colaboradores que vão prestar os serviços estão devidamente treinados.

“Em busca de competitividade e redução de custos, a terceirização dos serviços é uma tendência de mercado, e o diferencial entre as empresas será o aprimoramento na gestão, ter parceiros estratégicos e inovar constantemente métodos e processos”, explica Munique.

Boas Práticas em Facilities

A DELPHOS possui 18 anos de experiência neste mercado e atua em diversas frentes para estabelecer boas práticas em Facilities, explica Munique. “Com a implementação de uma metodologia de trabalho, inovação tecnológica, software em gestão, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, recrutamento e seleção assertivos, a DELPHOS é capaz de proporcionar um serviço de Facilities que oferece Boas Práticas aos nossos clientes”, afirma.

“A DELPHOS está constantemente em busca da inovação em seus processos operacionais, aprimorando sua metodologia de trabalho, melhorando a performance nas atividades e reduzindo os custos operacionais, conciliando assim qualidade de serviços e competitividade no mercado”.


Matéria originalmente publicada no G1. Clique aqui para conferir.