Aumento de captura de imagens e diminuição de pontos cegos
O monitoramento de massas não é uma novidade na área de segurança. Em pauta na última década, câmeras mais modernas e tecnologias apoiadas por inteligência artificial e Big Datas têm uma curva crescente em seu uso, tanto em grandes centros urbanos como em cidades turísticas.
Dentro das estratégias de vigilância pública, uma das que se destacam em eficiência e custo-benefício são os totens de visão 360°. Essas instalações são estrategicamente posicionadas e oferecem uma visão panorâmica completa do ambiente, capturando todos os ângulos, com muito menos pontos cegos, e permitindo uma vigilância em tempo real.
Segurança Pública
No setor de segurança pública, os totens têm se mostrado uma solução eficiente para o monitoramento de grandes espaços, como praças, parques e áreas de grande circulação.
Por oferecerem uma cobertura ampla e abrangente, permitindo a identificação rápida de atividades suspeitas ou comportamentos inadequados e, com a possibilidade de transmissão das imagens em tempo real para as centrais de monitoramento, as autoridades podem adotar medidas preventivas ou corretivas e garantir a segurança da população.
Um case em andamento, em terras paulistas, é a cidade de Sorocaba. No mês de maio, a Prefeitura instalou, em caráter piloto, um totem de videomonitoramento 360 graus. Este conta com uma câmera panorâmica full HD a uma altura de 4,3 metros, conectada ao serviço de segurança pública municipal, e, para aumentar a funcionalidade do totem, conta ainda com um intercomunicador para atendimento aos munícipes, em caso de emergência.
Já em Cotia/SP, os totens de segurança elevam a qualidade no trânsito. “É extremamente importante todo o trabalho de inteligência para tornar o tráfego mais seguro, proteger pedestres, ciclistas e gerar melhores condições de mobilidade nas cidades. Os Totens, além de permitirem a interação com o cidadão que pode acionar a GCM (Guarda Civil Municipal) por meio do botão de emergência, também auxiliam na pronta resposta para ocorrências viárias” reforça Joaquim Brechó, titular da Settrans (Secretaria de Transportes e Trânsito), em entrevista dada para a prefeitura de Cotia.
Segurança Patrimonial
A segurança patrimonial é uma área que exige constante evolução e aprimoramento das tecnologias utilizadas. Nesse contexto, os totens 360 têm ganhado destaque como uma solução eficaz, capaz de oferecer uma visão completa do ambiente protegido.
Ao contrário das câmeras estáticas, que possuem um campo de visão limitado, os totens em posicionamento 360º permitem que os operadores tenham uma visão abrangente do espaço monitorado, eliminando os pontos cegos. Isso é especialmente relevante em locais de grande porte, como armazéns, estacionamentos e áreas externas de edifícios, onde é essencial ter uma cobertura total para garantir a segurança.
Um exemplo notável de totem 360° é o HÓRUS, desenvolvido pela empresa DELPHOS. Com sua estrutura de 3 metros de altura, o HÓRUS oferece um alcance de visão em 360 graus, proporcionando uma cobertura completa de grandes espaços. Ele vem com um aplicativo integrado que permite o acesso em tempo real às imagens capturadas, bem como a gravação em nuvem com maior capacidade de armazenamento de vídeos. Isso significa que os clientes têm a possibilidade de visualizar as imagens de segurança a qualquer momento e de qualquer lugar, simplificando o monitoramento e garantindo a disponibilidade das evidências quando necessário.
No contexto da segurança patrimonial, as câmeras 360 desempenham um papel fundamental na prevenção de roubos, vandalismo e outras ameaças. Elas fornecem uma visão panorâmica do ambiente protegido, aumentando a eficiência na identificação de incidentes e na tomada de decisões. Com essa novidade, as empresas podem elevar sua segurança a um novo patamar, garantindo uma vigilância completa e eficaz, e assim proteger seu patrimônio de forma mais abrangente e confiável.